domingo, 23 de março de 2014

4ª Semana do Circo promete gargalhadas em Votorantim

Postado por Caroline Andrade

Foto: divulgação


A 4ª edição da Semana do Circo em Votorantim, que acontece na Praça Lecy de Campos, irá contar pela primeira vez com artistas internacionais. Além disso, o Sesc de Sorocaba também receberá algumas atrações e, em ambos os locais, a entrada é gratuita. Serão 11 dias de atrações que prometem ao público intensas gargalhadas.

Segundo Beatriz Nunes, que faz parte da assessoria do evento, o projeto tem o objetivo de disseminar a importância histórica do circo e do circo-teatro para manter viva a memória cultural e a prática circense. “Qualquer evento cultural é importante. Neste caso, sobre o circo teatro tem algo a mais, pois resgata toda a cultura circense. E aqui em Votorantim, relembra e coloca em ênfase a grande história do tradicional Circo Guaraciaba.” Ressalta Beatriz.

O festival de arte é  realizado através do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e da Lei Rouanet – também conhecida como Lei de Incentivo a Cultura. O patrocínio é por conta da empresa Unimetal e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Votorantim, Prefeitura Municipal de Sorocaba, da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação e do Sesc Sorocaba.

O principal fator que difere o festival desse ano dos anos anteriores são as atrações internacionais. “Nesta edição, grupos de fora do Brasil estarão presentes para trocar experiências, um verdadeiro intercâmbio cultural. Temos grupos da Argentina, palhaços de Madri e Barcelona. É um festival internacional!” Conta Beatriz Nunes.

As atrações internacionais contam com o palhaço Chacovachi, o espanhol Ivan Prado - responsável por dirigir e organizar o primeiro festival Clown do mundo árabe, os argentinos Pablo Nordio e Marcelo Lujan (Circo Amarillo), Ale Risório - com histórias inspiradas nos muitos brinquedos que carrega em sua mala,  Malabaryart e a Compañia Clowneros.

Além das atrações de circo, o festival também contará com algumas oficinas e com a exposição “História, Fatos e Versões do Circo – Teatro Guaraciaba” que mostra o cotidiano da família Guaraciaba. A amostra ficará exposta até o final do evento.

A dona de casa Francisca Filha levou a filha Ana Júlia de 2 anos para prestigiar a apresentação da Trupe Koskowisk. “O espetáculo é muito bom e diverte qualquer idade”, conta animada. “Esse tipo de evento é muito bom para a cidade, além de ser educativo para as crianças”, completa.

A Semana do Circo em Votorantim irá até o próximo dia 30. A Praça Lecy de Campos está localizada na Avenida 31 de Março, Centro, Votorantim. As matinês são às 16h e à noite os espetáculos começam às 20h. O Sesc Sorocaba fica na Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, e as atrações têm início a partir das 17h. A distribuição dos ingressos começa uma hora antes dos espetáculos e a entrada é gratuita.

A programação completa você confere na página do evento no Facebook.

Categories: