domingo, 13 de abril de 2014

Sessão Pipoca: Versos de um Crime

Postado por Juliana Martins

Foto: Divulgação 
Daniel Radcliffe e Dane DeHan são os grandes destaques de "Versos de Um Crime"

“Versos de Um Crime” (2013) é um filme baseado em fatos reais, que conta como os famosos escritores Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), Lucien Carr (Dane DeHan), Jack Kerouac (Jack Huston) e William S. Burroughs (Ben Foster) se conheceram e se envolveram em um assassinato que mudou para sempre a vida dos quatro.

Em 1943, Allen Ginsberg vai para a universidade querendo se tornar um grande escritor, porém se sente culpado por deixar sua mãe para trás, que se sente perseguida pelo marido. Chegando a Nova York, Allen conhece Lucien Carr, um “rebelde” que faz com que ele comece a querer viver a vida intensamente.

Seguir o modelo dos grandes escritores não era exatamente o que Ginsberg queria, por isso ele começa a questionar esse autores e seus professore, que não aceitam esses questionamentos e que, além de tudo, infligiam as regras da universidade. 

Daniel Radcliffe consegue mostrar com esse papel que finalmente está conseguindo deixar o bruxinho Harry Potter para trás em uma de suas melhores atuações desde o fim da saga do menino bruxo. Ele se destaca pelo desapego que viver Allen exige, já que o escritor era gay e o filme contém cenas de sexo e nudez. Em nenhum momento é possível observar algum desconforto em Radcliffe, o que mostra a evolução do ator.
Foto: Divulgação
Radcliffe, porém, não é o único que chama atenção no longa, Michael C. Hall (famoso pela série Dexter), deu vida à David Kammerer e se destaca, principalmente, nas cenas com Dane DeHan, que em alguns momentos podem ser um pouco perturbadoras, mas que mostram como o relacionamento entre David e Lucien era complicado e complexo. Ben Foster e Jack Houston também estão ótimos em seus papéis, mas não conseguem apagar o brilho de Radcliffe, Hall e DeHan. 

Além de ótimas atuações, o filme conta também com uma trilha sonora que faz com que quem assiste se sinta nos anos 40 e até mesmo queira dançar no ritmo da década. Além das músicas da época, também há uma mistura de temas mais atuais, porém nada que faça com que isso seja algo ruim, muito pelo contrário, a mistura é muito bem-vinda e traz uma sensação boa de algo novo.

Foto: Divulgação
Damon Wise, crítico do jornal estadunidense The Guardian, disse que o longa é “bastante verossímil e mostrou de fato como foi o começo do movimento da contracultura estadunidense na literatura do século XX” e que ele “passa uma paixão e energia incríveis ao mostrar artistas não escrevendo e criando, mas em suas ações cotidianas, conversando, desenvolvendo suas idéias e incentivando uns aos outros para sempre tentarem inovar em sua arte.” O fato de mostrar o cotidiano dos autores e não apenas os momentos de criação é um dos elementos que mais impressionam no filme, pois seria muito comodo mostrar apenas o processo de criação de quatro aspirantes à escritores.

“Versos de um Crime” é um daqueles filmes que te fazem refletir sobre a origem dos “beatnicks” e não é para aqueles que esperam ver um drama comum e que nos faz chorar, além de ser uma ótima opção nesse gênero, o longa também tem elementos policiais que te prendem até o fim.



Nota da autora: O trecho da entrevista de Damon Wise foi retirado do site Wikipedia,  durante pesquisa relacionada ao elenco do filme.
Categories: