quarta-feira, 9 de abril de 2014

Exposição “O Pequeno Príncipe” atrai mais de trinta mil visitantes.

Postado por Juliana Martins

Foto: Divulgação

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.” Seja criança ou adulto, todos, pelo menos, já ouviram falar do clássico francês “O Pequeno Príncipe”. E quem leu, leva na memória frases marcantes do livro. Agora, além de poder viajar com o Pequeno Príncipe nas páginas dos livros, os fãs da história podem fazer uma viagem pelo mundo do personagem através da exposição interativa “O Pequeno Príncipe” no Shopping Iguatemi Esplanada, que está aberta para o público desde o dia 20 de março e vai até 11 de maio.

A obra já foi traduzida em mais de 200 idiomas e completou no ano passado 70 anos. A Succéssion Antoine de Saint-Exupéry, sediada na França, organizou diversos eventos para comemorar o aniversário do livro. A exposição percorreu todos os Shoppings Iguatemi e, finalmente, chegou à Sorocaba.

De acordo com a coordenadora da exposição, Aline Martins, “O Pequeno Príncipe atraiu “mais de trinta mil visitantes em apenas duas semanas, desde a abertura da exposição”. Aline também conta que esse “grande número de visitantes reforça ainda mais o sucesso que o livro tem entre adultos e crianças”.

Foto: Divulgação.
“Só as crianças sabem o que procuram”. A exposição está separada em duas partes, começando na Praça de Eventos da Ala Sul, que fala sobre a viagem do Pequeno Príncipe na Terra. O grande destaque dessa parte da exposição fica por conta do Grande Labirinto dos Desejos, onde os visitantes devem encontrar o poço escondido e encontrar as estrelas e responder à seguinte pergunta: “O que as pessoas grandes precisam fazer para tornar o nosso planeta ainda mais bonito?” Segundo Aline, essas estrelas tem também o número de telefone de quem escreveu as frases e algumas delas são contatadas para que eles possam agradecer pelas mensagens.

Foto: Divulgação
Ainda na Ala Sul, é possível tirar fotos em frente ao Jardim das Mil Rosas e da Torre Eiffel, que simboliza a nacionalidade do autor. Há também placas que contam um pouco da vida de Antoine de Saint-Exupéry e o avião caído no deserto líbio onde o autor se inspirou à escrever o livro. 

“Adeus. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” É com essa frase que Tainara Almeida, guia da exposição, explica a caixa onde os visitantes podem desenhar um carneiro, assim como é pedido ao Pequeno Príncipe no livro.

Na Ala Norte, há o maior livro do mundo, que é uma réplica gigante de “O Pequeno Príncipe”. As pessoas podem tirar fotos em frente ao livro, mas os guias alertam: “não se pode folhear as páginas do livro”. Depois de passarem pelo livro gigante, os visitantes seguem para “A viagem dos pássaros”, onde é possível reviver a experiência do Pequeno Príncipe. Ainda tem o Asteroide do Pequeno Príncipe, onde os visitantes podem ver uma animação com cerca de 20 minutos de duração.

Além de se sentir dentro do livro, as crianças ainda tem a chance de participar de oficinas que funcionam dentro da exposição, como por exemplo a Oficina do Caderno Jandaia, onde elas podem construir e personalizar cadernos com folhas de papel reciclado e levar para casa. Há também a Oficina de Dobraduras Festcolor, onde elas criam toy arts do Pequeno Príncipe através de técnicas de dobraduras. Já na Fábrica de Chocolate as crianças recebem barras de “céu de chocolate” para confeitar.


A exposição é um ótimo programa para adultos e crianças, pois cada parte dela faz com que o visitante realmente se sinta dentro do livro e possa viver todas as aventuras que o Pequeno Príncipe viveu, além de deixar diversas mensagens de amor e valores éticos.


Exposição O Pequeno Príncipe
Data: de 20 de março a 11 de maio
Local: Praças de Eventos das Alas Norte e Sul
Horário: de domingo a sexta das 13h às 21h e sábado das 10h às 22h.
PARTICIPAÇÃO GRATUITA
Não é permitido transitar com alimentos ou bebidas.

Categories: