quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mulheres se destacam cada vez mais como DJs.

Postado Caroline Andrade e Juliana Martins


Foto: Repordução/Facebook
Talitha atualmente é residente no Asteroid.


Antes comandadas apenas por homens, as pick-up (toca-discos) ganharam a força e elegância das mulheres, tornando-se um hobby ou até instrumento de trabalho.

Mara Bruiser ficou em 12º na lista das 100 melhores DJs do mundo.
As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da música eletrônica. Segundo uma pesquisa feita pelo site Shejay, o Brasil possui 7 DJs mulheres na lista das 100 melhores. A primeira delas é Mara Bruiser, em 12º lugar, seguida por K-Milla, em 22ª; Ana, do PetDuo, em 42ª; Ingrid, na 46ª posição; Denise Konzen, em 61ª; Eli Iwasa em 64ª e Mary Zander, que ficou em 74ª.

Aqui em Sorocaba diversas mulheres já fazem parte dessa área e ganham espaço no mercado. Uma delas é a publicitária Talitha Andrade, de 27 anos, que concilia o trabalho em uma agência na cidade com as pick-ups. "Como só toco normalmente nos fins de semana, consigo conciliar de boa. Descanso o suficiente pra poder encarar o sábado tranquila", diz. 

Talitha Andrade já é DJ há sete anos.
DJ há sete anos, ela conta que a ideia surgiu ouvindo músicas, saindo nas festas, mas "a vontade mesmo veio quando vi uns amigos fazendo set list nas nossas festas, aí fiquei a fim de fazer o meu".  Atualmente Talitha é residente no Asteroid, mas já tocou em outros lugares também. “Já toquei no Terceiro Andar e toquei em várias festas em Sorocaba e São Paulo.” 

Talitha não vê preconceito pelo fato de ser uma mulher no comando das pick-ups. “Acredito que o fato de ser mulher num mundo como o nosso, já é motivo pra ter preconceitos em qualquer trabalho. Mas, eu acho que no meio em questão, não há mais tanto preconceito. Visto que acaba até sendo "cool" para as pessoas de fora.


Para outras mulheres que também querem seguir a profissão, Talitha dá dicas: “A dica que dou para as mulheres seriam as mesmas para os homens: pesquisem sempre seu público. Saiba do que eles curtem e principalmente saiba conciliar seu gosto com o gosto dele”.

Quer saber mais sobre a Talitha? Confira a entrevista completa.

Categories: